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SOBRE A ACVIDA

Sim, nós podemos ajudar sua família. Somos especializados em oferecer suporte a famílias com idosos portadores de demências. Os prejuízos à memória, ao sono, à comunicação, além de episódios de agitação e agressividade, são comuns às síndromes demenciais na velhice. Nossos cuidadores trabalham na manutenção das atividades diárias dos idosos (alimentação, higiene, vestuário, mobilidade, conforto e lazer) com auxílio, supervisão e intervenções diretas, dependendo da necessidade apresentada.
O atendimento é padronizado, mas cada unidade possui um esquema (horários e condições) de atendimento distinto. Em geral, atendemos a partir de 4 horas por dia, no mínimo um dia por semana, em dias e horários programados. Nem todas as unidades oferecem todos os serviços da Acvida (consulte a seção UNIDADES do nosso site para mais detalhes).
Os cuidadores são treinados para auxiliar ou executar todas as atividades que os assistidos seriam capazes de realizar sozinhos caso não estivessem incapacitados total ou parcialmente.
Respeitando a realidade econômica de cada localidade e o fato de que nossos serviços são personalizados, não dispomos de uma tabela de preços nacional. Consulte a seção UNIDADES de nosso site para saber o que cada unidade Acvida oferece. Observe que alguns planos podem estar disponíveis em algumas unidades. Entre em contato com a unidade Acvida de sua preferência e solicite um orçamento.
Informações sobre nossos cartões pré-pagos podem ser encontradas na seção UNIDADES.
A quantidade de funcionários dependerá da carga horária e da escala montada para o atendimento. A Acvida prioriza ter uma escala com cuidadores fixos para cada assistido. Entretanto, ao implantar os serviços, alguns ajustes e trocas de profissionais podem ser necessários até a adaptação definitiva do grupo.
O prazo para início das atividades no domicílio varia de uma a três semanas, a depender do tipo de cuidado e da disponibilidade de pessoal. Em algumas situações específicas, este prazo pode ser encurtado ou dilatado. Consulte a unidade Acvida de sua preferência e solicite uma avaliação.
Temos modalidades de contrato distintas. Na Terceirização (TZ), toda a responsabilidade trabalhista é da unidade contratada. A legislação e jurisprudência trabalhista, porém, entende que se o contratante (unidade) não arcar com suas responsabilidades é o tomador dos serviços (cliente) que deve fazê-lo. Levamos isto muito a sério e, por isso, cada unidade Acvida é obrigada a disponibilizar online a seus clientes os comprovantes de recolhimento de INSS e FGTS dos funcionários, na busca de uma relação mais transparente. Da mesma forma, as escalas de trabalho dos cuidadores ficam disponíveis para os clientes via internet. Qualquer documento/informação relativa aos funcionários pode ser solicitada a qualquer momento, incluindo recibos e contracheques, e a unidade também terá sempre a obrigação de apresentá-los quando solicitado. Se optar pela modalidade de Supervisão (SV), a unidade Acvida seleciona os profissionais e será a responsável pelas questões administrativas (geração de contracheques, recibos, dentre outros). Neste caso, a responsabilidade pelas questões trabalhistas é do cliente. Alguns serviços adicionais podem estar disponíveis em algumas unidades (consulte o site para mais informações). Pela natureza dos serviços e de acordo com a Lei de Franquias (Lei Federal 8.955 de 15/12/1994), a franqueadora não tem responsabilidade trabalhista junto ao cliente ou ao franqueado.
Significa que cada unidade tem um contrato com a franqueadora, que exige que, dentre outros pontos, ela opere segundo o padrão Acvida de qualidade, o que é bom para o cliente. É importante lembrar que a franqueadora permite ao franqueado o uso da marca, disponibiliza cursos e manuais e supervisiona a operação de cada unidade, mas os contratos de prestação de serviços são celebrados sempre entre o cliente (tomador) e a unidade local (franqueado). Nosso modelo de franquias permite a capilarização do atendimento sem a perda da personalização, algo muito importante para a família Acvida. Isto permite que a franqueadora preste atenção ao modelo e aos padrões e que os franqueados prestem atenção aos clientes. Por favor, observe que nem todos os serviços estão disponíveis em todas as unidades. Consulte a seção UNIDADES de nosso site para mais detalhes.
Nos planos de Terceirização (TZ), a unidade Acvida, como o nome explicita, terceiriza cuidadores. Nos planos de Supervisão, a Acvida não trabalha como uma agência de empregos porque, além de recrutar, acompanha o trabalho dos profissionais continuamente. Enquanto a família estiver conosco, terá a sua disposição todos os serviços oferecidos, que podem incluir seleção, treinamento, gestão das questões trabalhistas de seus funcionários, dentre outros serviços. Caso o profissional contratado não atenda suas necessidades, o cliente pode pedir nova seleção a qualquer momento.
O cliente tem liberdade para escolher a unidade que preferir. Entendemos que os serviços devem ser prestados de maneira personalizada e, por isto, a liberdade de escolha do cliente é fundamental. Isto ajuda a criar a empatia necessária para fazer valer nossa missão de “Trazer conforto e segurança para a família”.
Sim. O cliente poderá escolher os profissionais dentre os selecionados e aprovados em todas as etapas do processo seletivo padronizado da Acvida.
Nossas exigências incluem: ensino médio (ou apenas ensino fundamental, caso a família demande profissionais com perfil doméstico); ter curso de cuidador de idosos, babá, ou formação na área da enfermagem; comprovar experiência com prestação de cuidados domiciliares ou em instituições de longa permanência de idosos (ILPI) ou similares por no mínimo 3 meses. Além disso, nossa seleção filtra candidatos, no mínimo, por meio de checagem criminal, histórico judiciário e de referências profissionais.
A substituição pode ser feita a qualquer momento e não implica necessariamente no desligamento do profissional da empresa, que poderá alocá-lo em outra residência que tenha um perfil mais similar ao seu, desde que a troca tenha tido uma motivação justificável.
A Acvida trabalha para manter a continuidade dos serviços e evitar a interrupção da assistência. Na impossibilidade do cuidador escalado atender o cliente, independente do motivo e conforme o plano contratado, a empresa designará outro profissional para substituí-lo.
Cada unidade Acvida tem liberdade para, dentro do portfólio da empresa, ofertar serviços que incluem (mas não estão restritos a): cuidadores domiciliares terceirizados; administração de pessoal (RH) para funcionários domésticos; recrutamento e seleção; cursos e treinamentos para cuidadores e profissionais domésticos; oferta de recursos de estimulação cognitiva; videomonitoramento a distância de residências; aluguel de equipamentos de saúde, como cadeiras de roda e cadeiras de banho, dentre outros.
Usualmente não é obrigatória a chancela de um profissional, como um contador, para este fim. Em termos gerais, as condições para uma prestação de contas adequada estão descritas aqui (clique para baixar). Mas como as condições podem variar um pouco por estado ou comarca, ou em função de exigências específicas feitas pelo juiz, utilizar os serviços de um especialista pode ajudar a evitar erros. As unidades Acvida são preparadas para realizar ou auxiliar na prestação de contas, incluindo conciliação bancária.
Além da seleção criteriosa, fazemos visitas constantes à residência, reciclagem/treinamento de cuidadores e acompanhamento a distância, que pode incluir serviço de videomonitoramento por câmeras (consulte os serviços oferecidos por cada unidade).
Segundo a Receita Federal do Brasil, até o ano fiscal de 2015 (declaração de ajuste feita em 2016), os serviços de cuidadores terceirizados não são dedutíveis do IRPF. Para clientes dos planos de Supervisão (SV) e demais empregadores domésticos, é dedutível a parcela patronal do INSS de até um funcionário doméstico por CPF, incluindo cuidadores domésticos, dentro do limite estabelecido e atualizado pela Receita a cada ano. Alguns planos de saúde custeiam parcialmente os cuidadores, assim como os serviços de saúde de alguns órgãos públicos. Consulte a unidade Acvida mais próxima e seu plano/serviço de saúde para mais informações.

 

 

SOBRE NOSSOS CURSOS

Se iniciou pela internet e deseja concluir o curso presencial em uma de nossas unidades, basta procurar a mais próxima de sua residência e você terá condições especiais para concluir os estudos. Se possui um cupom de descontos, apresente-o no ato da matrícula para receber o benefício.
Não. Consulte os serviços oferecidos por cada unidade em nosso site.
Sim. Cada certificado emitido pela Acvida possui o dispositivo QRCode, que permite conferir a autenticidade do documento via internet.
Sim. Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. São válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo. Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é uma modalidade de educação não formal que tem por objetivo proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino (Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). Os certificados emitidos têm a mesma validade de certificados de cursos presenciais. Você pode utilizar o certificado para comprovar qualificação profissional, completar horas extracurriculares na faculdade e/ou curso técnico, preencher exigências em concursos públicos, participar de progressão funcional, provas de título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa/empregador.

 

 

SOBRE O NEGOCIO

Não prestamos serviços de enfermagem nem de Home Care (internação domiciliar), tampouco trabalhamos como cooperativas. As unidades Acvida são empresas privadas e autônomas, que contratam funcionários de acordo com a CLT (legislação trabalhista vigente) e prestam serviços de cuidadores de pessoas para particulares e empresas. Não oferecemos serviços de enfermagem, como procedimentos invasivos e suporte avançado de vida (bombas de infusão, ventiladores mecânicos, sondas, cateteres, administração de medicamentos injetáveis).